Blog - Luiz Gustavo Web

Neste espaço me dedico a escrever artigos sobre GNU/Linux e desenvolvimento web.
Sinta-se à vontade.

Site em Tableless - Conclusão

08 de Agosto de 2008

Porque Tableless?

Rotular a expressão tableless expondo que páginas não devem conter tabelas é errado.

Semana passada, me deparei com uma grande tabela de preços de uma gráfica, contendo o nome de cada produto e seu peso, preço, tipo… Logo para organizar essa tabela na página, usei uma tabela.

As tabelas foram criadas a princípio para organizar dados tabulares. Porém, muitas pessoas começaram a usar para construção do layout.

Está errado? A princípio, não. E seu site vai aparecer bonitinho do jeito que você quer? Sim. Para todas as pessoas? Não.

Acessibilidade significa não apenas permitir que pessoas com deficiências participem de atividades, mas a inclusão e extensão do uso destes por todas as parcelas presentes em uma determinada população.

Na informática, programas que provêm acessibilidade são ferramentas ou conjuntos de ferramentas que permitem que portadores de deficiências (as mais variadas) se utilizem dos recursos que o computador oferece. Essas ferramentas podem constituir leitores de ecrã para deficientes visuais, teclados virtuais para portadores de deficiência motora ou com dificuldades de coordenação motora, e sintetizadores de voz para pessoas com problemas de fala.

De certa forma, um site formatado na tecnologia tableless corresponderia bem a alguma ferramenta de acessibilidade. Por exemplo, a visualização de um site em um celular em conexão a internet. Provavelmente se seu site tivesse o layout baseado em tabelas, a resposta seria negativa ao usuário.

A proposta é essa. Site em tableless é atual. Abuse da sua criatividade, não seja mais um, se destaque em meio a grande batalha do mercado de trabalho. Se atualize com as novas tendências da informática.

Deus nos abençoe!

Baixar arquivos do tutorial

© 2006 - 2017